ACERTA Cursos Rondonópolis (66) 3026.0671 / 99963.4773
convidado para uma entrevista

Fui convidado para uma entrevista, e agora?

Quando somos, finalmente, convidado para uma entrevista, muitos acreditam que a parte mais complicada na procura por um emprego é montar e distribuir seu currículo no mercado. Quando seu currículo chega nas mãos de recrutadores, eles têm apenas dados puros para entender o seu perfil, só aceitando aqueles que demonstram oferecer a capacidade e qualidade buscada, o encontro pessoal de uma entrevista coloca a persuasão e habilidade interpessoal do candidato no papel principal, podendo se tornar o responsável pelo sucesso – seja ele a aprovação para uma próxima fase no processo ou a conquista da tão desejada contratação.

Por esse “medo” que muitos sentem, acreditando que a seleção e, principalmente, a entrevista, é muito complexa, a Acerta Cursos reuniu um conjunto de dicas para ajudar candidatos a entender como se portar em uma entrevista de emprego. Assim, com essas dicas para se dar bem em um encontro presencial ou via videoconferência com a empresa dos sonhos. Depois de conhecer mais o processo, você conseguirá ficar mais tranquilo e aproveitar melhor a oportunidade.

1.  Como ir vestido a uma entrevista de emprego

Considerando sempre o perfil da empresa e características da vaga de trabalho, toda opinião é variável. Via de regra, recomenda-se que o candidato selecione roupas sóbrias e confortáveis, sem mostrar desrespeito pelo ambiente de trabalho, mas também agradável o suficiente para não demonstrar formalidade em excesso. No final, o recrutador prestará atenção em como você se sente em relação à empresa e a experiência de discutir seu histórico e perspectivas de futuro trabalhando para ela.

2.  Como conversar com o entrevistador

Sempre irá existir a possibilidade de escutar perguntas que você não saiba responder, mas um candidato preparado busca sempre estudar a vaga, empresa e situação atual que levou a seleção para o emprego. Mesmo perguntas simples, que muitos não dão importância, podem esconder informações importantes para o entrevistador. A regra de ouro é não mentir nem exagerar nas respostas, responda sempre com a verdade, seja sincero e sorria enquanto fala.

3.  Seja coerente com o que você fala e diz quando for convidado para uma entrevista

A alguns anos atrás, com a falta de acesso a informações que hoje estão disponíveis para todos, um candidato poderia falar (quase) tudo que quisesse, e dificilmente seria pego na mentira. Entretanto, com a tecnologia e redes sociais, qualquer recrutador pode descobrir tudo sobre sua vida apenas procurando seu nome na internet. Por isso, não vá contra o que já comentou nas redes sociais, não esconda experiências anteriores (e motivos de não estar mais nelas) e não exponha sua vida de forma que possa afastar recrutadores.

4.  Apresente um perfil profissional

Claro que depende do tipo de trabalho ou empresa que se deseja trabalhar, mas oferecer uma boa apresentação profissional, um currículo bem diagramado e ter disponíveis na internet um perfil no LinkedIn (rede social para propagar perfis profissionais, experiências, habilidades e conquistas) pode ajudar recrutadores a entender cada vez mais sobre você.

Agora que você já sabe como funciona uma entrevista de emprego, se prepare para o mercado e distribua seu currículo para as empresas que deseja trabalhar. Quer ter um currículo mais atrativo para ser convidado a mais entrevistas? Que tal experimentar alguns dos cursos profissionalizantes da Acerta Cursos e se diferencial dos outros concorrentes? Acesso o nosso site para mais informações e dicas importantes.

setas Fui convidado para uma entrevista, e agora?

Ganhe um curso grátis! Preencha seus dados e solicite agora:

Siga-nos

Acompanhe a ACERTA Cursos nas redes sociais e fique por dentro de nossas atualizações

Espere! Não vá ainda!

Garanta sua Bolsa de Estudo 100% gratuita e também parcial para o seu curso

Preencha o formulário abaixo que um de nossos consultores entrará em contato com você