ACERTA Cursos Rondonópolis (66) 3026.0671 / 99963.4773
inscrições enem 2017

Inscrições Enem 2017: Quando Começam? Veja aqui

Quando começam as inscrições Enem 2017? Milhões de estudantes de todo o país estão ansiosos para saber quando serão as datas de inscrição do Enem 2017 – Exame Nacional do Ensino Médio. Podemos afirmar que as inscrições da próxima edição ocorrerão em meados do mês de maio, com duas semanas de duração. Isto com base no cronograma das edições anteriores.

O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) já está trabalhando com a elaboração do edital das provas deste ano. INEP é a autarquia ligada ao Ministério da Educação (MEC) responsável por organizar o Exame Nacional do Ensino Médio.

O documento trará, além de todas as regras e exigências do Exame, as datas oficiais de inscrição, prazo limite para o pagamento da taxa, data das provas do Enem 2017 e dia de divulgação dos gabaritos oficiais.

Inscrições do Enem 2017 começam em maio

Foi confirmado pelo MEC: o período de inscrições do Enem 2017 será aberto em maio. O início das inscrições será no dia 08 de maio de 2017 e terminará no dia 19 de maio de 2017.

O cronograma completo foi confirmado e será oficializado tão logo o Inep divulgar o edital do Enem 2017. O documento tem divulgação marcada para o dia 10 de abril de 2017 do Diário Oficial da União (DOU), data 25 dias antes do início das inscrições.

Quais os documentos necessários para se inscrever no Enem 2017?

Os estudantes que estão com intenção de fazer inscrição no Enem 2017 precisam informar o número do CPF (Cadastro de Pessoa Física) e documento de identidade. Sem os documentos, o participante não consegue nem começar a se cadastrar. As inscrições são feitas exclusivamente na página http://enem.inep.gov.br/participante, no portal do Inep.

Além dos dois documentos pessoais, o sistema também exige que o participante informe alguns dados sobre o grupo familiar que pertence. Por fim, também são exigidas algumas informações sobre a escolaridade.

Taxa de inscrições Enem 2017: como pedir isenção?

A taxa de inscrições Enem 2017 deste ano será de R$ 82,00. Segundo o governo, este aumento reflete os custos em melhorias aplicadas ao Exame. Os candidatos deverão, no ato da inscrição, gerar o boleto do Enem 2017 e ficar atentos ao prazo limite para efetuar o pagamento, sob pena de desclassificação.

Todos os estudantes que estão concluindo o ensino médio em qualquer escola da rede pública recebem isenção automática. Eles não precisam se preocupar em gerar e pagar o boleto. Inclusive aqueles que estejam devidamente declarada ao Censo Escolar da Educação Básica.

Por sua vez, participantes que estão em situação de vulnerabilidade socioeconômica podem solicitar a isenção da taxa de inscrição do Enem 2017. Os membros de família de baixa renda que não possuem condições de quitar o valor. Para isso, basta preencher um formulário socioeconômico, declarando carência no ato da inscrição.

Qual a data das provas do Enem 2017?

Desde 2009, quando o Exame passou por grande reformulação e começou a operar neste novo formato, as provas começaram a ser aplicadas em dois dias. Sempre nas tardes de um sábado e um domingo dos últimos meses do ano.

Neste ano haverá uma mudança significativa neste formato. As provas serão aplicadas pela primeira vez em dois domingos nos dias 05 de novembro de 2017 e 12 de novembro de 2017.

O gabarito oficial será divulgado pelo Inep na quarta-feira da semana seguinte à aplicação das provas. A organização disponibiliza as respostas com agilidade, mas costuma não divulgar com antecedência a data para a publicação do resultado individual, que sai sempre em meados de janeiro. O resultado do Enem 2017 já tem data oficial confirmada também: será no dia 19 de janeiro de 2018.

Assim que as inscrições Enem 2017 estiverem abertas divulgaremos a notícia neste espaço. Para saber em primeira mão continue visitando e mantenha-se informado.

Fonte: Portal ENEM

Siga-nos

Acompanhe a ACERTA Cursos nas redes sociais e fique por dentro de nossas atualizações

Espere! Não vá ainda!

Garanta sua Bolsa de Estudo 100% gratuita e também parcial para o seu curso

Preencha o formulário abaixo que um de nossos consultores entrará em contato com você