ACERTA Cursos Rondonópolis (66) 3026.0671 / 99963.4773
ensino médio

O que fazer após sair do ensino médio?

Essa é uma das maiores dúvidas entre os estudantes sobre o fim do ensino médio, pois nem sempre a escolha é assim tão simples quanto parece. Quando colocamos na mesa que uma faculdade pode demorar até 4, 5 ou 6 anos para ser concluída, tomando boa parte da vida do estudante, e outros cursos, como o técnico ou o profissionalizante, oferecem o conhecimento que o mercado exige em bem menos tempo, a indecisão é grande.

O que levar em consideração, então, para decidir o que fazer após terminar os estudos colegiais? Quais são as reais opções que os estudantes encaram e o que os atrai em cada uma delas? A Acerta Cursos resolveu entrevistar alguns estudantes e trazer um artigo com respostas que podem ajudar você, recém-formado, a descobrir a melhor escolha para o seu caso.

Temos que começar dizendo uma coisa: se você se sente nervoso e ainda não sabe o que fazer depois que terminar o Ensino Médio, não se preocupe: a maioria de nós não consegue tomar essa decisão assim tão rápido, e é sempre difícil ter certeza. Entretanto, para tudo existe remédio, e para se livrar dessa indecisão você deve estudar e pesquisar suas possibilidades para conseguir tomar uma decisão consciente.

Ensino Médio – A primeira opção

A primeira opção, a idealizada pela maioria dos estudantes, é continuar os estudos em uma faculdade, seja prestando vestibular para uma universidade pública ou buscando um curso em uma faculdade particular. Entretanto, aqui partimos para outra decisão a ser tomada: para alunos que acabaram de sair do colégio, com pouco experiência do mundo real e do mercado, como decidir a profissão que dará certo para você e que o mercado procura?

Acaba que a decisão pelo ensino superior pode despertar mais decepção e dúvidas na cabeça dos jovens estudantes, o que pode levá-los a outras alternativas. Entre elas, encontramos os cursos técnicas, mais curtos e voltados para o mercado em relação aos cursos de graduação, e também cursos profissionalizantes, opções oferecidas por instituições sérias, com poucos pré-requisitos, e que ajudam os jovens a entender um pouco mais sobre as suas habilidades e as exigências do mercado.

E quais os atrativos desses cursos profissionalizantes em frente as outras opções? Diferente da graduação e curso técnico, os cursos profissionalizantes, como o nome já diz, são cursos voltados para transformar, de forma rápida, alunos em profissionais do mercado, mesmo que esses não tenham muita experiência ou ainda não conheçam o ofício.

Além disso, os cursos tem duração bem menores, em comparação com os outros modelos, e oferecem grandes diferenciais para o currículo do jovem profissional, o que acaba levando alunos que já cursaram cursos superiores ou técnicos a também experimentarem esse tipo de curso. Como o tempo é reduzido, é possível que o aluno faça esse tipo de curso ao mesmo tempo que leva outras atividades, como trabalho ou outras opções de ensino.

Gostou das dicas? Continue acompanhando o blog da Acerta Cursos para entender mais sobre o mercado!

Siga-nos

Acompanhe a ACERTA Cursos nas redes sociais e fique por dentro de nossas atualizações

Espere! Não vá ainda!

Garanta sua Bolsa de Estudo 100% gratuita e também parcial para o seu curso

Preencha o formulário abaixo que um de nossos consultores entrará em contato com você