ACERTA Cursos Rondonópolis (66) 3026.0671 / 99963.4773

QUAL A IMPORTÂNCIA DE UM CURSO PROFISSIONALIZANTE?

Segundo um artigo do Portal MEC (Ministério da Educação) divulgado em 2015, foram realizadas 1,3 milhão de matrículas no ensino profissionalizante no Brasil, e o artigo ainda cita o grande investimento que o governo federal tem feito nesse tipo de formação. Essas informações apontam para um segmento da educação que está crescendo nos últimos anos: o curso profissionalizante.

No entanto, alguns educadores ainda têm dúvidas quanto ao objetivo desse ensino e sua contribuição na inserção de profissionais qualificados no mercado de trabalho. Este artigo vai esclarecer essas questões e mostrar a relevância desse segmento da educação. Acompanhe!

O CONCEITO DE UM CURSO PROFISSIONALIZANTE

Os métodos educacionais de um curso livre ou profissionalizante apresentam conteúdos específicos de acordo com o perfil profissional de diferentes áreas de trabalho. Por não serem cursos muito longos, permitem a inserção rápida dos alunos no mercado. Além disso, as empresas incentivam seus colaboradores a ingressar em um curso livre para aprimorar suas qualificações na área em que trabalham.

rotinasadministrativas QUAL A IMPORTÂNCIA DE UM CURSO PROFISSIONALIZANTE?

rotinasadministrativas QUAL A IMPORTÂNCIA DE UM CURSO PROFISSIONALIZANTE?

A IMPORTÂNCIA DOS CURSOS LIVRES PARA SOCIEDADE

O Governo Federal, por meio da lei 12.513/11, fomentou a expansão dos cursos profissionalizantes pelo Brasil a fim de aprofundar o conhecimento e o desenvolvimento da capacidade profissional do estudante ou do trabalhador, criando, assim, as condições ideais para o avanço econômico nacional.

Esse segmento da educação amplia e democratiza o acesso de muitos jovens, trabalhadores e até mesmo idosos que de outra maneira não conseguiriam se profissionalizar por vários motivos pessoais e sociais, formando cidadãos produtivos para o país.

No segundo Congresso do movimento Todos pela Educação, Ricardo Sennes — coordenador do Grupo de Análise Internacional da USP — ressaltou que grandes economias, como a Alemanha e a França, têm em seus modelos de educação os cursos livres, que são de extrema importância para o desenvolvimento nacional. Esse é um bom exemplo de como o curso profissionalizante na educação faz a diferença.

A CONTRIBUIÇÃO DO ENSINO PROFISSIONALIZANTE PARA O MERCADO DE TRABALHO

No atual cenário brasileiro, as oportunidades de trabalho sofreram uma queda considerável, porém, o mercado de trabalho continua absorvendo mão de obra qualificada para assumir diversos postos de trabalho.

Apesar de muitos profissionais possuírem um diploma de nível superior — e isso é excelente —, infelizmente, alguns não conseguem exercer o ofício, pois o número de vagas para graduados não consegue acompanhar a demanda de novos trabalhadores que tentam ingressar no mundo empresarial.

Segundo um estudo feito pela Fundação Getúlio Vargas, intitulado A educação profissional e Você no mercado de trabalho, a parcela de 62,58% dos alunos que cursaram o ensino profissionalizante conseguiram um emprego na área que em estudaram.

Essa pesquisa ainda citou que 65,61% dos estudantes de cursos livres disseram ter aprendido o conteúdo necessário para ter um bom desempenho no emprego. Diante desses números, fica clara a grande contribuição que o ensino profissionalizante tem proporcionado ao mercado de trabalho.

A educação sempre vai continuar a transformar vidas e proporcionar o avanço de nossa sociedade, e o curso profissionalizante se integra a esse setor tão fundamental para a humanidade.

Você já se perguntou quanto custa fazer um curso profissionalizante? Os valores são muito acessíveis, confira em nosso site os cursos disponíveis!

Siga-nos

Acompanhe a ACERTA Cursos nas redes sociais e fique por dentro de nossas atualizações

Espere! Não vá ainda!

Garanta sua Bolsa de Estudo 100% gratuita e também parcial para o seu curso

Preencha o formulário abaixo que um de nossos consultores entrará em contato com você